Lâmpadas LED ganham Selo Procel

18/12/2014 15:57

 

Brasil - Mais eficientes e econômicas, as lâmpadas LED terão sua eficiência e durabilidade testadas pelo Selo Procel e irão conferir mais segurança aos consumidores
Fernanda Viviani, para o Procel Info
Brasil - Neste ano, o Prêmio Nobel de Física foi concedido aos três cientistas que viabilizaram o uso do LED (sigla em inglês para Light Emitting Diode) na iluminação, uma nova fonte de luz mais eficiente e ambientalmente correta. A discussão em torno do LED envolve os custos de energia e a questão ambiental. A utilização do LED na iluminação já é uma realidade mundial e agora as lâmpadas LED foram incorporadas ao Programa do Selo Procel, sendo a 38ª categoria de equipamentos que recebe o Selo.

Esta iniciativa é muito importante e bem-vinda para todo o setor de iluminação, pois deverá começar a regular o mercado que se encontra desprovido de tal ferramenta para filtrar os produtos LED realmente eficientes. Com a adoção da certificação, ocorre uma inovação e insere o Brasil no cenário global como um dos pioneiros no estabelecimento de regras para essa nova tecnologia de iluminação.

Para receberem a certificação, as lâmpadas LED deverão atender a critérios específicos de segurança, qualidade e desempenho, como por exemplo, o valor da eficiência energética declarada na embalagem será determinado pela razão entre o fluxo luminoso declarado e a potência declarada, sendo que as lâmpadas LED devem apresentar um valor de eficiência energética medida e declarada de no mínimo 80 lm/W. O fornecedor deverá comprovar que o seu equipamento atende a todos os requisitos estabelecidos pelo Procel por meio da submissão desses a ensaios em um dos laboratórios indicados pelo programa.

Após concedido o Selo, anualmente o fabricante deve reavaliar, nos laboratórios indicados, as características dos seus produtos contemplados, com a finalidade de verificar se suas características de desempenho e de segurança elétrica permanecem válidas para a manutenção da autorização do uso da certificação. Além dessas exigências, os produtos deverão ainda ter garantia mínima de três anos para obterem a concessão do Selo.

As lâmpadas LED são produtos ecologicamente corretos porque são produtos sem mercúrio e com menor impacto ao meio ambiente . Além disso, a utilização de LEDs possibilita a economia de 80 a 90% no consumo de energia elétrica, comparado ao consumo de lâmpadas incandescentes, e sua vida útil reduz a necessidade de troca de lâmpadas. De acordo com Gerson Teixeira, diretor da Intral, o principal benefício é a redução no consumo de energia elétrica e consequentemente a redução na conta de energia. Ele diz ainda que se o consumidor substituir uma lâmpada incandescente que consome 60W por uma lâmpada LED de 9,5W, reduzirá cerca de 84% na potência consumida.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), o mercado brasileiro dos produtos de LED cresce mais de 30% ao ano. Porém, apesar do avanço, no Brasil os custos elevados ainda restringem sua adoção em larga escala. Já nos Estados Unidos e na Europa as lâmpadas LED são utilizadas há mais de duas décadas.

Dentro deste contexto, o Japão, por exemplo, terá em 2014 mais de 78% dos produtos de iluminação comercializados providos com LEDs (lâmpadas e luminárias). O governo do Japão vem incentivando a indústria a chegar em 2020 a 100%. Assim, o mundo chegará este ano a um valor de aproximadamente 22%.

“Para receber o Selo Procel, o fabricante deverá comprovar que o seu equipamento atende a todos os requisitos estabelecidos pelo Procel e as lâmpadas devem ser submetidas a ensaios em um dos laboratórios indicados pelo programa”

Segundo informações fornecidas pela Intral, nos últimos anos têm-se percebido um aumento significativo no volume de itens de LED comercializados no Brasil, sendo que no ano de 2013 houve um acréscimo de 93% em relação a 2012, apesar do valor absoluto ainda ser baixo. Para Gerson Teixeira, ''este crescimento foi ainda maior do que em países desenvolvidos como EUA (43%), Canadá (60%) e Alemanha (56%). Acredita-se que o problema para a maior adoção de lâmpadas LED pelo mercado brasileiro ainda seja o preço e a cultura do consumidor''.

Atualmente, uma das grandes dificuldades do setor é identificar a qualidade dos produtos por causa da entrada cada vez maior de produtos importados no mercado. Com um selo, os fabricantes poderão assegurar a qualidade de seus produtos, visto que passarão por testes em laboratórios que poderão certificar o consumidor sobre o desempenho e a segurança mínima exigida. Embora o selo tenha caráter voluntário, seria importante ter uma certificação obrigatória no mercado.

Isac Roizenblatt, diretor técnico da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), explica porque o Selo Procel é importante para o setor. '' O Selo Procel é de grande importância para a indústria, pois estimula pela distinção os produtos mais eficientes do mercado, orientando os consumidores em busca da melhor relação custo benefício em suas aquisições.'' Ele afirma ainda que para a Abilux, o Selo ganha cada vez mais corpo no mercado sendo importante tanto para os consumidores como para o país.